Todos os anos, a data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990. Na época, vários estados daquele país aproveitavam o mês de outubro para fazer ações isoladas em relação à prevenção e ao diagnóstico deste tipo de câncer.
O começo surgiu quando aconteceu a primeira “Corrida pela Cura” na cidade de Nova York. Na ocasião, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes um laço cor-de-rosa. A partir de então, o evento passou a acontecer anualmente.
A ideia só desembarcou no Brasil em 2002. Na ocasião, um grupo de mulheres, em conjunto com uma marca de cosméticos europeia, adornou com luzes cor-de-rosa o Obelisco do Ibirapuera, situado na cidade de São Paulo.
Em 2008, diversas entidades já haviam aderido à campanha e promoveram a iluminação de seus monumentos, incluindo Brasília (DF), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos (SP) e Teresina (PI). Foi, também, neste ano que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, se tornou cor-de-rosa pela primeira vez.
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) começou a participar da campanha em 2010, com a promoção de espaços de discussão e conscientização sobre a doença. A partir do ano seguinte, a prevenção sobre o colo do útero também foi incluída nas ações de diversos estados. Atualmente, continua sendo uma boa maneira de estimular as mulheres a fazerem o autoexame das mamas e procurar um médico.