Café e algodão impulsionam o agro

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil em 2022 deve chegar a R$ 1,243 trilhão, o que daria 2,4% a mais do que no ano passado. Várias culturas são responsáveis por esse bom desempenho, com destaque para algumas delas como o algodão, o café, trigo e milho, por exemplo.

Só o algodão teve uma alta de 45% no VBP, seguido pelo café (alta de 37,8%), trigo (com alta de 22,1%) e milho (com alta de 20,4% no VBP). Mesmo que a maioria dos produtores tenha recebido mais pelas vendas neste ano do que em 2021, os números são animadores e mostram que a força do agronegócio continua sendo um dos motores econômicos do país.

Entre os estados, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás lideram o valor total do VBP, respondendo por 63,2% do total.

O Valor Bruto de Produção (VBP) é calculado com base na produção da safra agrícola e também da pecuária, além dos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil. O valor real da produção, descontada a inflação, é obtido pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas.

Compartilhe este conteúdo: